segunda-feira, 17 de maio de 2010

Felicidadexilusão

Nossa vida é como uma empresa, ela é dividida em vários setores. E cada setor merece atenção de um jeito diferente.
Claro que nem sempre conseguimos nos resolver em todos esses setores e aí o que acontece? Deixamos de dar atenção àquele setor de nossa vida tentando polpar a nós mesmos do sofrimento. Mas o ruim é que um problema deixado de lado pode ser muito mais doloroso do que a luta para resolvê-lo.
E, como numa empresa, um setor problemático causa prejuízo a todos os outros. Ainda que nos consideremos bons, ainda que possamos sorrir e tentar nos convencer de que somos felizes, se um setor não estiver funcionando bem, nossa felicidade não é plena.
Não existe 'semi-felicidade', não existe uma pessoa 'feliz'. Eciste felicidade e tristeza, existe pessoa feliz ou triste, ou seja, não existe meia felicidade. Pois este é um sentimento que só existe integralmente ou não existe, a felicidade vem cem por cento ou simplesmente não vem.
E como é doloroso não ter felicidade plena. Como é ruim estar sorrindo e de repente desabar em lágrimas sem nem saber o motivo. É horrivel quando se está simplesmente em uma suposta paz mas como que do nada vem o nervosismo sem motivo e tristeza aparentemente sem fundamento.
Juramos de pés juntos que não sabemos o porque da tristeza mas no fundo nós sabemos, no fundo nós mandamos o motivo da tristeza para o inconsciente. Não resolvemos aquele probleminha por medo, por não achar necessário ou até por não achar que é um problema. Então mandamos para o inconsciente. Tudo daria certo e nós nunca mais precisaríamos lidar com ele, porém, o inconsciente, às vezes, serve como fermento e o que antes era só um probleminha, começa a crescer e crescer à medida que o tempo passa, daí vem os acessos de choro 'sem motivo' é nosso insconsciente dizendo "Ei, eu não vou conseguir lidar sozinho com isso, veja o tamanho que o problema já está. Porque não resolvemos isso de uma vez e paramos de fingir que ele não existe?"
Aí vem as duas opções.
Na primeira podemos tomar uma morfina chamada 'mentirol'. Nós mentimos para o mundo e para nós mesmos dizendo que está tudo bem, que estamos felizes e que a vida é bela blá blá blá blá. E realmente acabamos por acreditar em nossa própria mentira nos anestesiando.
Na segunda opção podemos desencavar aquele problema, darmos um passo para trás e olhá-lo por inteiro, analisarmos e descobrirmos o motivo.
E como é doloroso esse processo, nada mais desconfortável do que provocarmos a ruína de nosso proprio castelinho de ilusões, pararmos de tomar a morfina mentirol. Mas muitas vezes é preciso sofrermos para que possamos resolver as coisas. É preciso que façamos uma faxina no setor que abandonamos, recoloquemos as coisas no lugar, talvez adotar novas idéias para que as coisas fluam com mais facilidade a nossa vida possa funcionar por completo.
É claro que prblemas sempre existiram, mas o que nos faz mal é quando deixamos o problema de lado e começamos a mentir para nós mesmos acerca de nossa própria felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário